terça-feira, 7 de maio de 2013

Visita ao núcleo museológico de Castanheira do Ribatejo



Durante a visita que nós fizemos à Castanheira do Ribatejo, observamos a igreja da Castanheira que assim como outros monumentos tem o brasão da família mais conhecida da localidade, os Ataídes. Visitamos também uma exposição de artefactos romanos descobertos numa escavação arqueológica no Monte dos Castelinhos.
È de salientar que nos foi dito que o nome Castanheira é relacionado com o facto de no passado esta localidade ter muitos castanheiros. A conclusão que retirei desta visita é que a localidade tem muita história.
D. F.

Nesta visita à Castanheira do Ribatejo foi possível aprender mais sobre os antepassados romanos. È de salientar também a exposição da Biblioteca local. Na Biblioteca pode-se ver como os romanos souberam ultrapassar as adversidades da época e souberam aperfeiçoar as suas técnicas em relação à sua vida quotidiana. Crê-se que haja muito trabalho para os arqueólogos. Acho que é um local a visitar, pela sua história.
J. M.

No passeio estivemos ao pé de uma igreja onde vimos o Monte dos Castelinhos, que foi onde acharam à cerca de 4 anos atrás vestígios romanos. Só se encontraram várias coisas desde escudos a peças de tear, ainda não se sabe bem se aquilo era uma civilização ou um posto militar.
Também estivemos na biblioteca onde vimos algumas fotografias e peças do Monte dos Castelinhos.
Depois entramos no autocarro e regressamos a Vila Franca de Xira.
R. C.
O passeio a Castanheira, incidiu sobre uma exposição na Biblioteca local, sobre escavações a um sítio onde se pensa haver vestígios romanos. As escavações decorrem no Verão e são feitas em propriedade privada, com o consentimento do proprietário.
O ETC está a pensar em lá ir brevemente.
R. N.






Imagens da igreja da Castanheira do Ribatejo

Sem comentários:

Enviar um comentário