terça-feira, 19 de julho de 2011

Visita ao Museo Municipal de Vila Franca de Xira

A visita ao museo foi interessante, pois revi tempos antigos trazendo uma certa nostalgia, gostei dos temas de arqueologia e de trabalho no campo, e de estar junto com os colegas e a terapeuta.

Museo de arqueologia
Tempos antigos de nostalgia
Casas antigas caiadas
Trabalhadores e criadas

Homens primitivos
Tempos dos árabes e romanos
Trabalhando juntos como manos
Trabalhos artísticos e pintores primitivos


                                                                  Ass.: António Narciso

Visita ao Museo Municipal de Vila Franca de Xira

A visita ao Museo Municipal de Vila Franca de Xira, foi onde vimos como esta se desenvolveu e nasceu, desde vestigios encontrados em grutas e afins ao longo do tempo. Vimos os trajes das pessoas da altura, bem como o primeiro cartaz original do Colete Encarnado. Tinha exposto os objectos que eram utilizados na altura para cortar a carne dos animais, moedas da altura, pontas de flechas feitas de pedra e martelos cortantes. É neste museo que está o Foral de Vila Franca de Xira, documento importante onde se ditam as regras. Vimos também que foram muitos os povos que passaram por esta cidade. Foi uma visita guiada muito agradável.
                                                                                                   

                                                            Ass.: André Sampaio
                                                                                                   

terça-feira, 5 de julho de 2011

Festa no Montijo 2011

Á medida que estava a chegar ao Montijo já conseguia ouvir os gritos do pessoal da montanha russa, estavam doidos, havia até um rapariga que estava mal disposta, fartei-me de rir. Saí do carro eram cinco em ponto da tarde, estava atolado de gente. Por muito que tentasse não conseguia esquecer o que me tinha levado ali, divertir-me um pouco, sair de casa e deixar a rotina, encher-me de vida. Para começar fui directamente para o senhor das farturas, consumi logo duas, e por amor de Deus, mas aquilo estava divinal. Não posso deixar de dizer que ele fez-me um preço optimo, tão caracteristico destas festas e tão diferente dos hipermercados. Passado um pouco veio-me a ânsia de andar de carrinhos de choque, mas suprimi essa vontade e decidi guardar-me para o baile. Que coisa mais bonita, quando dei por isso nem me apercebi que não estava a dançar, e podem perguntar porquê, mas a verdade é que estava complemente encantado com a beleza de tudo aquilo. Por mais vezes que vá não me consigo cansar, é tudo tão estonteantemente belo e divertido, nessa noite decidi ser um espectador, um atento do rio, um vagueador da festa, um decidido da beleza de ser ribatejano.

Contado por: Carlos

Deslocação cultural no dia 06/07/2011 ...

Teatro ao ar livre, pelas 15h no pátio do nucleo museológico do Martir Santo, na Rua Dr. Miguel Bombarda com a duração de 45 minutos. Venha e divirta-se ...

Colete Encarnado 2011

 Era uma noite ligeira, a brisa soprava levemente nos meus ouvidos, conseguia-se ouvir as crianças brincando. Lá ao fundo, assim que me dirigia para a rombaria, já estavam os vendedores a triunfar perante a multidão. Desde brinquedos, balões, bonecos insuflaveis, a items de tauromaquia, era uma autêntica festa brava, de nome: "Colete encarnado". Assim que contornei aquela rua, já conseguia ouvir a música da banda em palco. Tocavam covers, eram uns tipos novos a começar como mutios outros, no entanto tinham uma garra tipica da gente do ribatejo. Toda a gente estava a gostar, palmas pediam eles, e assim era, eles mereciam, era um grande ambiente completamente esgotado até ao mais pequeno espaço. De seguida surgiram os Lucky Duckies, já os conhecia, estavam a fazer um brilharete, e eu estava a adorar.
 Porém não posso deixar de frisar uma das coisas que me leva a comparecer a esta festa de gente alegre com um toque de lezirias, estamos a falar da famosa largada de toiros. Gente a correr sem mais não, jovens a protegerem-se, outros pura e simplesmente devotos ao confronto com o bicho. Tipicamente, aficionados que gostam de toiros. Foi um dos melhores serões deste ano, sem dúvida.


Contado por: Narciso