terça-feira, 14 de junho de 2011

Esquizofrenia

 A esquizofrenia é uma doença que evolui por episódios. Existem períodos de estabilidade separados por outros mais instáveis. Essencialmente a esquizofrenia é um distúrbio mental onde o doente mantém, na maior parte dos casos uma convivência entre duas realidades, sendo uma a realidade a que todos estão sujeitos e uma outra criada pelo próprio, alternando entre estas e muitas vezes confundindo-as, provocando um défice na adaptação ao mundo real.
 A esquizofrenia apresenta um conjunto de sintomas bastante diversificado e complexo, sendo por vezes de dificil compreensibilidade. A divisão dos sintomas em positivos e negativos, embora simplista vai ser aqui utlizada com um objectivo didático.
  Sintomas positivos - estes sintomas estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são: delirios, alterações da percepção, alucinações, alterações do pensamento, dos afectos e do comportamento.
  Sintomas negativos: - estes sintomas reflectem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais.

Sem comentários:

Enviar um comentário