quinta-feira, 4 de setembro de 2014


Visita à Fundação Calouste Gulbenkian dia 3 de Setembro de 2014

Fomos a um passeio a Lisboa à Fundação Calouste Gulbenkian para ver o museu.
Na exposição havia arte Egípcia, Indiana, Persa, Árabe, quadros pintados e peças de Palácios do tempo dos Reis.
A seguir ainda na Gulbenkian fomos ao jardim almoçar.
Depois fomos para o comboio e regressamos a casa.
Gostei de ver tudo e recomendo que venham ver.
R.C.

Realizamos uma visita à exposição permanente da Fundação Calouste Gulbenkian.
A exposição era enorme. Continha tapeçarias esculturas quadros a óleo sobre tela, peças em porcelana e ourivesaria. O acervo é considerável.
Depois da exposição almoçamos nos jardins da fundação com a companhia de patos e pombos.
Uma sugestão…
Sugiro que a visita deva ter um objetivo definido…para além do referenciado há mobiliário de época … sim preparada torna-se mais frutífera.
Hão centauros fêmeas!!!
P.F.


Gostei muito do passeio, nomeadamente, das diversas tapeçarias, dos relógios, alguns dos quais ainda a trabalhar.
Malgrado o facto, de não podermos ver de perto, a obra de outros.
No essencial foi interessante a visita numa abrangência total.
LP

Fez-se uma visita ao museu Calouste Gulbenkian de comboio.
Acerca da exposição do museu, gostei muito de tudo um pouco, mas em especial das moedas de ouro e prata, assim como, das tapeçarias.
A riqueza da exposição era imensa. Encontrava-se de tudo um pouco, para além das moedas e das tapeçarias, conforme mencionado anteriormente. Aconselha-se a visita ao museu, por ser muito gratificante e estarmos perante toda a beleza daquela riqueza onde somente se encontram pontos positivos.
PP


O grupo do «ETC» foi visitar o Museu Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian sito na Avenida de Berna em Lisboa.
É uma visita fácil de fazer à prestigiada Fundação.
Nesse Museu pudemos apreciar obras de arte de diversos momentos históricos e de diversas proveniências do Globo, da coleção privada do Exmo. Sr. Magnata Gulbenkian. É uma coleção que impressiona pelo seu horizonte histórico. Nela podem-se apreciar vestígios das Civilizações antigas, nomeadamente: a Egípcia, a Grega, a Romana, a Otomana e a Chinesa. Começámos por observar obras de Numismática, peças únicas de entre as moedas cunhadas em volta do mar Mediterrâneo, obras de tapeçaria e tecelagem da Ásia central e da Ásia menor – Turquia (no período Otomano). As obras reunidas também evidenciam a reprodução da Bíblia Cristã – inicialmente manuscrita e depois tipografada, com a invenção da Imprensa. Depois abrange mobiliário e esculturas dos primórdios do período Moderno da Europa até ao Iluminismo. Neste período  aparecem obras de Ourivesaria como serviços de mesa em prata e pinturas do período de emancipação cultural da Europa ocidental, com destaque, para Rembrant com o retrato do velho em sintonia com a pintora Paula Rego  na sua reflexão sobre o passado, o presente e o futuro. A coleção termina com a obra de Lalique de jóias e de vidros patinados. É soberbo o espólio artístico do Sr. Calouste Gukbenkian  que pôs ao dispor de todos os visitantes do museu que quis fundado e destinou à Cultura Portuguesa.
A minha opinião é a de que é uma maravilhosa reunião de obras de arte e que confirma o gosto estético e artístico de quem a vê e que satisfaz a curiosidade ou interesse de quem se disponibilizar para apreciar.