terça-feira, 5 de março de 2013





Malcolm X
O filme Malcolm X fala de toda a vida de um homem (Malcolm X) que defendeu os direitos civis dos afro-americanos, no final do filme ele é assassinado.
É de salientar que o filme é baseado em factos verídicos. A reflexão que eu faço do filme é que somos todos humanos independentemente da cor da nossa pele.

D.F.


Este é um filme que fala sobre o racismo que se vivia na América no tempo da guerra em relação à raça negra. O filme reflete sobre a história de um negro que após uma vida de vícios, se transforma num pastor da religião muçulmana que venera Alá, começando a fazer muitos fieis a seguirem as suas ideias, estas também de igualdade entre as raças branca e negra.
Ainda no final do filme Malcolm é assassinado durante uma convenção transformando-se assim num mártir.
R.


Este filme retrata a vida de um ativista dos direitos humanos chamado Malcolm X. Ele acabou por ser assassinado mas lutou a vida toda pelos direitos dos afro-americanos. Ele acaba por escapar a uma vida de droga e crime juntando-se à nação do islão.

R.P.


O filme Malcolm X retrata as diferenças socias nos EUA no sec. XX.
Pegando na biografia de um negro que leva uma vida errante e é preso mostra-nos a sua conversão ao islão na cadeia, e o seu propósito de ser uma voz ativista na luta do poder de emancipação dos negros.
É uma história como tantas outras, que acaba mal sendo ele assassinado, neste caso por seus seguidores, o filme conta com a participação do jovem Denzel Washington, que foi este ano nomeado para um óscar.

R.N.



Este  filme retrata  uma América racista e com muitos preconceitos relativamente às raças. A personagem principal deste filme tentou mudar o preconceito, o racismo. Acaba por ser assassinado porque estava a ser alvo de muito protagonismo na América.
J.M.


O filme retrata aspetos desde o racismo, a religião, as músicas da guerra de 1945.
Malcolm X é um afro-americano e quer ser considerado como tal. Ele envolve-se com uma branca ao mesmo tempo que tem um relacionamento com uma de africana.
Ele esteve preso por assaltar uma casa e por consumir drogas , também desfrisou o seu cabelo para se igualar mais aos brancos. A religião acabou por ser a sua porta de salvação, pois tirou-lhe da má vida e lhe deu esperanças quanto a pertencer a uma sociedade americana.
O filme mostra os gangs do Klu Klux Klan, que incendeiam a casa de um amigo dele. Porém a casa de Malcolm X também não escapa a fúria dos da sua cor.
O filme mostra Nelson Mandela várias vezes, defendendo os direitos dos afro-americanos.
Ele acaba por morrer no final, deixando viúva a sua mulher e três filhas.
T V
A minha reflexão é a seguinte: Sempre existiu quem quisesse libertar o homem da sua maneira de viver. Na atualidade existem muitos que dizem que libertam o ser humano por completo da maneira triste de viver, mas a sua desunião com Deus e com o ser humano é notória.
J P


Malcolm X um produto de excessos da sociedade norte americana na década de quarenta.
L. P.


Malcolm X é um filme inter-racial e inter-religioso. O amadurecer destas relações com os seus episódios e no momento exato.
Malcolm X é também um filme que reflete o amadurecimento individual. O personagem principal, passa por fases de rejeições sociais, o que contribui para a sua marginalização. É impedido de ser advogado e vira-se para segmentos da sociedade marginais, álcool, drogas, prostituição etc.
No decorrer da sua atividade Red (Malcolm X) é preso e é na prisão que se converte ao Islamismo; Islamismo que o levou à morte. Red nunca fugiu às suas responsabilidades, nem adiou tarefas, fazendo dele um homem de convicções.
Gostei do filme, também é um filme de época. É sempre oportuno vê-lo. Recomendo-o a pessoas pacientes.
P. F.