terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Núcleo da Serra da Aguieira - Fortes da Aguieira

Forte da Aguieira

Este Forte pertencia à Segunda Linha de Torres Vedras, situa-se no inicio da Linha junto ao rio Tejo em Forte da Casa. É na Serra da Aguieira, no seu topo que domina o desfiladeiro de Bucelas, que está situado este Forte Militar. O Forte tinha uma guarnição de 150 homens.

Forte da Portela Grande e Forte da Portela Pequena

Estas construções situam-se no topo da Serra da Aguieira, uma elevação que domina o desfiladeiro de Bucelas, onde temos uma vista soberba sobre o rio Tejo e as suas lezírias.

 Os dois Fortes tinham uma particularidade única nas Linhas de Torres: o paiol é coberto por uma abóbada em pedra, ainda hoje bem conservada, enquanto os restantes tinham, regra geral, cobertura de madeira.
O Forte da Portela Grande tinha uma guarnição de 240 homens e o Forte da Portela Pequena tinha uma guarnição de 350 homens.










O dia de ontem foi genial e eu fiquei particularmente seduzida pelas diversas plantas e arvoredo que embelezavam o forte da Aguieira. Um percurso viável para conhecer melhor as partes estratégicas e as linhas de defesa dos nossos soldados quando das invasões Napoleónicas. N. S.

Ontem fomos dar um passeio ao cabeço da Rosa, e visitamos uma fortaleza antiga do ano de 1810, quando houve uma guerra na Europa, entre as tropas de Napoleão e os Portugueses. Foi curioso ver as fortalezas passados 200 anos. A população na altura vivia preocupada com as invasões Francesas e tinha de ter um espírito forte pois era necessário sobreviver. Vimos um local de aprovisionamento de comida e munições e fiquei a saber que comunicavam por telégrafo, o que já não era mau. R. N.

O passeio ao forte militar da rota histórica das Linhas de Torres foi muito agradável, pois de lá vislumbrava-se uma bela paisagem. J. P.

Ontem, dia 20 de Dezembro de 2011 fomos passear ao forte da Aguieira. A viagem correu bem e divertimo-nos muito. L. P.

A caminhada foi agradável. Visitamos um paiol do século XVIII. Muito ar puro durante a caminhada. Existia uma boa união nos participantes.  P. F.