terça-feira, 14 de junho de 2011

Pensamentos...em relação á esquizofrenia

1º Frase
A minha maior preocupação com este quadro clínico – pretensamente evolutivo e desgastante -, é, como estarei inserido social e humanamente na sociedade num próximo futuro e longínquo também. É possível ainda desfrutar e fazer desfrutar a sociedade à minha volta das minhas capacidades ainda existentes para que a minha interacção com o meio possa ser um produto activo líquido, e com isso beneficiar os demais …
(de um sujeito que espera e tem esperança numa melhor existência social para todos, mms.)

2ª Frase:
Estive no Hospital Júlio de Matos onde fui bem tratado e aqui também sou bem tratado.
Esquizofrenia é uma doença que pode ser estabilizada, através de um acompanhamento adequado, o que permite alcançar uma vida normal.

3ª Frase:
Esquizofrenia, uma verdade indolor.

4ª Frase:
A Vida providencia-nos o bom e o esforço
ü O bom deve ser preservado
ü O esforço deve ser hierarquizado. Desta forma, o esforço é dissipado.

Esquizofrenia

 A esquizofrenia é uma doença que evolui por episódios. Existem períodos de estabilidade separados por outros mais instáveis. Essencialmente a esquizofrenia é um distúrbio mental onde o doente mantém, na maior parte dos casos uma convivência entre duas realidades, sendo uma a realidade a que todos estão sujeitos e uma outra criada pelo próprio, alternando entre estas e muitas vezes confundindo-as, provocando um défice na adaptação ao mundo real.
 A esquizofrenia apresenta um conjunto de sintomas bastante diversificado e complexo, sendo por vezes de dificil compreensibilidade. A divisão dos sintomas em positivos e negativos, embora simplista vai ser aqui utlizada com um objectivo didático.
  Sintomas positivos - estes sintomas estão presentes com maior visibilidade na fase aguda da doença e são: delirios, alterações da percepção, alucinações, alterações do pensamento, dos afectos e do comportamento.
  Sintomas negativos: - estes sintomas reflectem um estado deficitário ao nível da motivação, das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Prevenção da Recaída

Aqui ficam algumas dicas de como evitar que o paciente tenha uma recaída e deixe o tratamento.


- Tomar a medicação de acordo com o médico

- Não ficar isolado

- Falar com a familía

- Desenvolver comportamentos em sociedade

- Ir ao médico mal apareçam os primeiros sintomas

- Desenvolver hobbies

- Combater o stress agudo

- Promover o relacionamento interpessoal